Transtornos Dissociativos - Dr. Allan Christiano - Tratamentos Psiquiátricos
15471
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-15471,page-child,parent-pageid-15460,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,paspartu_enabled,qode-theme-ver-16.7,qode-theme-bridge,disabled_footer_bottom,qode_advanced_footer_responsive_1000,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.2,vc_responsive

Transtornos Dissociativos

transtornos dissociativos

Os transtornos dissociativos são caracterizados por perturbação e/ou descontinuidade da integração normal da consciência, memória, identidade, emoção, percepção, representação corporal, controle motor e comportamento. Os sintomas dissociativos podem potencialmente perturbar todas as áreas do funcionamento psicológico.

 

Veja também:

 

Os transtornos dissociativos são encontrados com frequência como consequência de traumas. Muitos desses sintomas, incluindo constrangimento e confusão acerca dos sintomas ou um desejo de ocultá-los, são influenciados pela proximidade ao trauma.

 

O transtorno de despersonalização/desrealização é caracterizado por despersonalização (i.e., experiências de irrealidade ou distanciamento da própria mente, de si ou do corpo) e/ou desrealização (i.e., experiências de irrealidade ou distanciamento do ambiente ao redor) clinicamente persiste ou recorrente.

Amnésia dissociativa

 

A amnésia dissociativa é caracterizada por incapacidade de recordar informações autobiográficas. Esse tipo de amnésia pode ser localizada (i.e., um evento ou período de tempo), seletiva (i.e., um aspecto específico de um evento) ou generalizada (i.e., identidade e história de vida).

 

A amnésia dissociativa é basicamente uma incapacidade de recordar informações autobiográficas incompatível com o esquecimento normal. Ela pode ou não envolver viagens intencionais ou perambulação sem rumo (i.e. fuga). Embora alguns indivíduos com amnésia percebam prontamente que “perderam tempo” ou que existe uma lacuna em sua memória. A maioria daqueles com transtornos dissociativos inicialmente não tem consciência de suas amnésias.

 

Outras formas de dissociação são possíveis, como o Transtorno Dissociativo de Identidade com a presença de dois ou mais estados distintos de personalidade. Ou então experiência de possessão, episódios recorrentes de amnésia. A fragmentação da identidade pode variar entre culturas e circunstâncias. Assim, os indivíduos podem vivenciar descontinuidades na identidade e na memória. Talvez, no entanto, não fiquem imediatamente evidentes aos outros ou estejam obscurecidas por tentativas de ocultar a disfunção.

 

Dissociações com características mais inespecíficas, polimórficas, podem ocorrer. Com alteração de comportamento importante ou com descontinuidade da consciência.

 

Cada paciente deve ser avaliado individualmente, pois este diagnóstico tem características pessoais únicas. Já que está relacionado a vivência de trauma e cultura.

Tratamento

O tratamento de transtornos dissociativos depende de caso a caso, sendo normalmente necessário psicoterapia, e medicações específicas para o caso avaliado.

Diferenciais
  • Primeiro atendimento com duração de 2 horas;
  • Atendimento individualizado;
  • Flexibilidade de horários;
  • Contato direto;
  • Relatório de atendimento para seu psicólogo;
  • Local confortável.
Contato/agendamento

 

WhatsApp chat