Síndromes Demenciais - Dr. Allan Christiano - Tratamentos Psiquiátricos
15487
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-15487,page-child,parent-pageid-15460,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,paspartu_enabled,qode-theme-ver-16.7,qode-theme-bridge,disabled_footer_bottom,qode_advanced_footer_responsive_1000,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.2,vc_responsive

Síndromes Demenciais

síndromes demenciais

Dentre as síndromes demenciais, a principal representante é a Doença de Alzheimer. Afinal, seu quadro tem início insidioso e progressão gradual dos sintomas cognitivos e comportamentais. A apresentação característica é amnéstica (i.e., com prejuízo da memória e da aprendizagem). Além disso, existem apresentações não amnésticas incomuns, principalmente variantes visuoespaciais e afásicas logopênicas.

Na fase leve do quadro, o Alzheimer costuma se manifestar com prejuízo na memória e na aprendizagem. Às vezes acompanhado de deficiências na função executiva. No entanto, na fase maior da demência, estão também prejudicadas a capacidade visuoconstrutiva/perceptomotora e a linguagem. Particularmente quando o quadro é moderado a grave. A cognição social tende a ficar preservada até mais tarde no curso da doença.

 

Veja também:

 

Outros quadros demenciais podem ocorrer, com características diferentes da doença do Alzheimer na evolução, mas como Demencia Frontotemporal, Demência Vascular, Demência devido à Doença de Parkinson, Demência devido à Doença de Huntington sendo sempre necessária uma boa avaliação de cada caso, com suporte de exames de imagem, sendo necessário ocasionalmente instrumentos mais refinados no diagnóstico.

Tratamento

O tratamento do quadro demencial depende do diagnóstico, sendo possível algumas medicações para retardar o avanço da doença de Alzheimer, enquanto outros quadros o foco se dá em controle dos sintomas já estabelecidos, como alterações do ciclo sono-vigília, humor e comportamento.

Diferenciais
  • Primeiro atendimento com duração de 2 horas;
  • Atendimento individualizado;
  • Flexibilidade de horários;
  • Contato direto;
  • Relatório de atendimento para seu psicólogo;
  • Local confortável.
Contato/agendamento

 

WhatsApp chat