Esquizofrenia e Psicoses

transtornos psicóticos

O espectro da esquizofrenia e outros transtornos psicóticos inclui esquizofrenia, outros transtornos psicóticos e transtorno (da personalidade) esquizotípica. De fato, esses transtornos são definidos por anormalidades em um ou mais dos cinco domínios a seguir:

 

  • Delírios;
  • Alucinações;
  • Pensamento (discurso) desorganizado;
  • Comportamento motor grosseiramente desorganizado ou anormal (incluindo catatonia);
  • Sintomas negativos.

 

Características Essenciais que Definem os Transtornos Psicóticos

 

Delírios

 

Os delírios são crenças fixas, não passíveis de mudança à luz de evidências conflitantes. Então, seu conteúdo pode incluir uma variedade de temas (por exemplo, persecutório, de referência, somático, religioso, de grandeza).

 

  • Delírios persecutórios: (i.e., crença de que o indivíduo irá ser prejudicado, assediado, e assim por diante, por outra pessoa, organização ou grupo) são mais comuns;
  • Delírios de referência: (i.e., crença de que alguns gestos, comentários, estímulos ambientais, e assim por diante, são direcionados à própria pessoa) também são comuns;
  • Delírios de grandeza: (i.e., quando uma pessoa crê que tem habilidades excepcionais, riqueza ou fama);
  • delírios erotomaníacos: (i.e., quando o indivíduo crê falsamente que outra pessoa está apaixonada por ele) são também encontrados;
  • Delírios niilistas: envolvem a convicção de que ocorrerá uma grande catástrofe;
  • Delírios somáticos: concentram-se em preocupações referentes à saúde e à função dos órgãos;

 

Distinguir um delírio de uma ideia firmemente defendida às vezes é difícil. Varia de acordo com o grau de convicção com que a crença é defendida. Apesar de evidências contraditórias, claras ou razoáveis, acerca de sua veracidade.

 

Alucinações

 

Alucinações são experiências semelhantes à percepção que ocorrem sem estímulo externo. São vívidas e claras, com toda a força e o impacto das percepções normais. Ou seja, não estão sob controle voluntário. Podem ocorrer em qualquer modalidade sensorial, embora as alucinações auditivas sejam as mais comuns na esquizofrenia e em transtornos relacionados. Além disso, alucinações auditivas costumam ser vividas como vozes, familiares ou não, percebidas como diferentes dos próprios pensamentos do indivíduo.

 

Desorganização do Pensamento (Discurso)

 

A desorganização do pensamento (transtorno do pensamento formal) costuma ser inferida a partir do discurso do indivíduo. No entanto, este pode mudar um tópico a outro (descarrilhamento ou afrouxamento das associações). As respostas a perguntas podem ter uma relação oblíqua ou não ter relação alguma (tangencialidade). Raras vazes, o discurso pode estar tão gravemente desorganizado que é quase incompreensível. Assim, lembra a afasia receptiva em sua desorganização linguística (incoerência ou salada de palavras). Portanto, o sintoma deve ser suficientemente grave a ponto de prejudicar de forma substancial a comunicação efetiva.

 

Comportamento Motor Grosseiramente Desorganizado ou Anormal (Incluindo Catatonia)

 

Comportamento motor grosseiramente desorganizado ou anormal pode se manifestar de várias formas. Não só o comportamento “tolo e pueril”, mas também agitação imprevisível, por exemplo. Os problemas podem ser observados em qualquer forma de comportamento dirigido a um objetivo. Por isso, levam a dificuldades na realização das atividades cotidianas.

 

Comportamento catatônico é uma redução acentuada na reatividade ao ambiente. Dessa forma, varia da resistência a instruções (negativismo), passando por manutenção de postura rígida, inapropriada ou bizarra, até a falta total de respostas verbais e motoras (mutismo e estupor). Pode, certamente, incluir atividade motora sem propósito e excessiva sem causa óbvia (excitação catatônica). Outras características incluem movimentos estereotipados repetidos, olhar fixo, caretas, mutismo e eco da fala.

Tratamento para transtornos psicóticos

O tratamento de síndromes psicóticas tem como principal classe de medicações os antipsicóticos, essas medicações tem grande diferenças entre si de efeitos colaterais e potencias terapêuticas, sendo avaliado a gravidade de e tolerabilidade de cada paciente para medicações. O tempo de tratamento é dependente de qual síndrome psicótica está afetando o paciente, novamente reforçando a necessidade de uma boa avaliação inicial do paciente.

Diferenciais

  • Primeiro atendimento com duração de 2 horas;
  • Atendimento individualizado;
  • Flexibilidade de horários;
  • Contato direto;
  • Relatório de atendimento para seu psicólogo;
  • Local confortável.
Contato/agendamento

 

WhatsApp chat