Saiba como identificar os sintomas da depressão
Conteúdos e materiais
Reconhecer que estamos entrando em depressão é uma tarefa bastante desafiadora, já que muitos dos sintomas podem ser confundidos com uma simples tristeza.
Entretanto, o autoconhecimento é um primeiro passo fundamental, já que é a partir dele que observamos a necessidade de buscar ajuda. Pensando nisso, elaboramos uma lista com os principais sintomas da depressão. Confira:
A depressão torna até mesmo atividades prazerosas em algo banal ou incômodo. Com isso, as atividades são substituídas por períodos de inatividade e isolamento social.
Especialistas acreditam que o que difere a tristeza habitual da depressão é a duração do sentimento. Caso a tristeza persista por mais de 15 dias, sem intervalos, é possível que o indivíduo esteja entrando em depressão.
Pacientes com depressão perdem o interesse, a motivação e a capacidade de sentir prazer em todas as suas atividades, mesmo as atividades de lazer que já foram gratificantes anteriormente.
Dormir mais ou muito menos do que o normal e sentir pouca ou muita fome são situações comuns em um quadro depressivo. É importante verificar se existe algum outro motivo por trás ou se essas dificuldades aparecem juntamente com outros sintomas típicos da depressão.
Pessoas depressivas podem experimentar dificuldade de se concentrar e também indecisão, como se a cabeça ficasse “vazia”.
Outro sinal muito característico da depressão é um grande sentimento de culpa, que, em geral, vem acompanhado da perda da autoestima.
Pensamentos recorrentes de morte ou ideação suicida podem ser indicativos de um quadro depressivo.
Para garantir o diagnóstico correto, é indispensável uma avaliação psiquiátrica. Se você está vivenciando alguns dos sintomas descritos acima, não perca mais tempo, entre em contato com o Dr. Allan Christiano e agende uma consulta.
Saiba como identificar os sintomas da depressão
