Entenda quando a ansiedade se torna um problema

Entenda quando a ansiedade se torna um problema

De acordo com uma pesquisa feita recentemente pela Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 9,3% da população brasileira sofre com ansiedade.

Ansiedade é a reação natural do corpo ao stress. É um estado emocional caracterizado por sentimentos de tensão, preocupação e pensamentos ruins. Nem sempre a ansiedade é uma doença, pode ser simplesmente uma reação normal diante de situações que podem provocar medo, dúvida ou expectativa.

O problema começa quando esse sentimento se torna excessivo e começa a impedir que o indivíduo realize suas atividades cotidianas. Quando isso acontece, o paciente pode estar passando pelo Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG).

Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)

As características essenciais do Transtorno de Ansiedade Generalizada são ansiedade e preocupação excessivas (expectativa apreensiva). Podem estar relacionadas a diversos eventos ou atividades. A intensidade, duração ou frequência desses sentimentos é desproporcional à probabilidade real ou ao impacto do evento antecipado.

O indivíduo tem dificuldade de controlar a preocupação, bem como de evitar que pensamentos preocupantes interfiram na atenção às tarefas em questão. Além disso, os adultos com esse problema frequentemente se preocupam com circunstâncias diárias da rotina de vida. Como, por exemplo, possíveis responsabilidades no trabalho, saúde e finanças, a saúde dos membros da família, desgraças com seus filhos ou questões menores. Durante o curso do transtorno, o foco da preocupação pode mudar de uma preocupação para outra.

Sintomas

Os sintomas podem variar de uma pessoa para outra. Além dos mais comuns, como insônia, inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração e tensão muscular, existem outras queixas que podem estar associadas ao transtorno da ansiedade generalizada. São elas: palpitações, falta de ar, taquicardia, aumento da pressão arterial, sudorese excessiva, dor de cabeça, alteração nos hábitos intestinais, náuseas, aperto no peito, dores musculares.

Tratamento

O tratamento do Transtorno de Ansiedade Generalizada é feito com psicoterapia e medicações psicotrópicas, antidepressivos costumam ser usados, outras medicações como ansiolíticos ou indutores de sono podem ser necessários dependendo da gravidade do caso ou do impacto da ansiedade no funcionamento diário. Protocolo de tratamento tem duração variável dependendo do paciente.

Está experienciando alguns dos sintomas? Entre em contato com o Dr. Allan Christiano e agende uma consulta!



WhatsApp chat